Teve início neste mês de abril, nas escolas da rede pública municipal, o projeto Maleta Viajante.
Com o tema “Temos que entender e amar para incluir”, a iniciativa é voltada às turmas dos infantis IV e V, abordando a importância do acolhimento e do respeito às crianças com Transtorno do Espectro Autista.
A proposta consiste na contação de histórias e na realização de atividades em sala de aula, com foco na identificação de emoções e sentimentos dos personagens, promovendo a relação com as experiências vividas pelas próprias crianças.
Dentro de um cronograma previamente agendado entre as escolas, os alunos também levam para casa um jornal explicativo, com orientações e informações para conscientização sobre o tema.
O objetivo do projeto é sensibilizar, de forma lúdica e acessível, sobre as características do autismo, promovendo a empatia, o respeito às diferenças, o combate ao preconceito e o estímulo à inclusão social no ambiente escolar.
O Maleta Viajante é realizado pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação, por meio das professoras Thassiane, responsável pela Educação Especial; Leide e Katiane, da Educação Infantil IV e V; da psicopedagoga Adriani; e da psicóloga Cristiane.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria