O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Rondon realizou a aula inaugural do Programa ProÁgua na Escola Municipal Professor Osvino Carlos Weirich, no Jardim Higienópolis.
A atividade contou com a participação de 24 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, acompanhados da diretora Inês Kist e do assessor pedagógico Renato Romero, pelo SAAE, assessora de programas e projetos, Sandra Lamb, assessora de comunicação, Adriane Kappes Vorpagel e o diretor executivo do SAAE Fábio Alexandre Regelmeier.
O Programa Educacional de Incentivo à Sustentabilidade e ao Uso Consciente da Água é promovido pelo SAAE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Criado em 2024, o ProÁgua integra ações de educação ambiental, projetos socioeducativos e iniciativas voltadas à valorização e preservação dos recursos hídricos.
As atividades são ministradas durante as aulas de educação ambiental e conduzidas pelo diretor executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o uso
equilibrado da água, a preservação do meio ambiente, o esgotamento sanitário e a gestão adequada dos resíduos sólidos.
Cada aluno recebe uma cartilha educativa, que serve de base para atividades interativas realizadas tanto na escola quanto em casa.
Além disso, serão distribuídas camisetas, estojos e mochilas saco aos participantes, incentivando ainda mais o engajamento no programa.
Após as aulas teóricas, os estudantes terão a oportunidade de conhecer de perto o sistema de abastecimento da cidade, com visitas à Estação de Tratamento de Água, ao Reservatório Vidrificado e à Estação de Tratamento de Esgoto.
“Até o final do ano, cerca de 40 turmas do terceiro ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, participarão do programa, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa”, informa Maria Claudete Kozerski, Secretária Municipal de Educação.
Para estimular ainda mais o envolvimento dos estudantes, o programa promoverá um concurso que premiará os alunos que mais se destacarem no desenvolvimento das atividades em cada escola com uma caixa de lápis de cor.
Esses alunos também garantirão vaga para a final do concurso, que contará com outras premiações, com o patrocínio do Sicredi.
Ao final do segundo semestre, será realizada uma cerimônia de formatura, reunindo todas as escolas participantes em um grande evento.
Durante a solenidade, os estudantes receberão certificados de participação, celebrando seu aprendizado e o compromisso com a preservação dos recursos hídricos.
“A educação ambiental é um passo essencial para a construção de um futuro mais sustentável.
Juntos, estamos formando cidadãos conscientes e preparados para cuidar do nosso planeta”, destacou o Diretor Executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier.
Rádio Educadora/Da Assessoria