Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a Marechal Cândido Rondon e região

Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, prosseguem com a coleta de dados de uma amostragem inédita, que pretende traçar o perfil socioeconômico da população paranaense.

A pesquisa amostral tem caráter regional e deve abranger 361 cidades de todas as regiões, o que equivale a 90% dos municípios do Estado.

Além das cidades onde já foram iniciadas as amostragens, os pesquisadores também iniciam agora as entrevistas domiciliares em Marechal Cândido Rondon.

A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população.

No Paraná, a abrangência é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Enquanto o levantamento nacional abrange cerca de 20 mil paranaenses, a PAD-PR entrevistará moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná até o fim de junho.

As informações coletadas servirão de base para as políticas públicas do Governo do Estado, mas também para empresas que pretendem se instalar ou expandir as suas atividades no Paraná, dentro da política estadual de atração de investimentos.

O plano é que as informações sobre o perfil dos paranaenses sejam compiladas até o final de 2025. Na sequência, os dados poderão ser consultados em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos estatísticos no site do Ipardes.

As entrevistas duram de 10 a 15 minutos, em média, e os profissionais são identificados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa.

Durante as abordagens, são coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.

As informações fornecidas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados, com uso exclusivo para fins estatísticos.

De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida.

 

(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)

Por | Postado em: 28/04/2025 - 17:07
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento