Na manhã desta terça-feira (30), a comissão permanente de apoio às ações de elaboração e acompanhamento da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2026 se reuniu com o prefeito de Rios do Oeste, Jair Bokorni, o vice-prefeito Robson Lermen, o contador do município e o setor de controle interno.
A partir do início de outubro, a equipe dará sequência ao processo de planejamento e elaboração do orçamento municipal.
A LOA é elaborada pelo Poder Executivo com base no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
O documento detalha as receitas e despesas do governo para um ano, contemplando a análise da execução orçamentária anterior, a previsão de receitas e a definição das despesas que nortearão a aplicação dos recursos.
Após finalizado, o projeto segue para apreciação e aprovação do Poder Legislativo.
Durante a reunião, ficou definida a revisão e alocação das previsões contidas no Plano de Compras Anuais, que serão ajustadas às ações governamentais.
Também foi marcada a primeira audiência pública de apresentação da proposta orçamentária para o dia 14 de outubro de 2025.
O prefeito Jair Bokorni ressaltou a importância do processo.
“É de suma importância elaborar a LOA com muito planejamento, responsabilidade e eficiência, garantindo o uso dos recursos públicos com transparência e legalidade, priorizando os setores essenciais da administração”.
A administração de Rios do Oeste reforça que a participação da comunidade nas audiências públicas é fundamental para assegurar que as demandas locais sejam contempladas no planejamento financeiro do próximo ano.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria