A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Toledo, promove no próximo sábado (11), uma ação voltada à conscientização da população sobre golpes e fraudes bancárias. A iniciativa ocorrerá na Praça Willy Barth, das 08h30 às 11h30, e contará com apoio da Sicredi, Sicoob e Polícia Civil.
Durante a atividade, membros das Comissões de Direito Bancário, Direito Digital e Proteção de Dados e de Defesa das Prerrogativas Profissionais estarão no local para orientar a comunidade e distribuir materiais informativos.
Segundo a presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Toledo, Maíra Glaeser, a ação abordará principalmente golpes da falsa central de atendimento, pirâmides financeiras, invasões de WhatsApp e redes sociais, o chamado “golpe da mão fantasma” e o golpe do falso advogado.
Inclusive, foi preparado material impresso que será entregue à população que estiver presente.
As orientações terão foco em medidas práticas de prevenção e de reação a tentativas de fraude.
As orientações são voltadas para: como identificar essas tentativas dos estelionatários, pois o padrão das ações é parecido.
Por exemplo, no caso do golpe da falsa central de atendimento, é essencial que a população saiba que bancos não pedem Pix para cancelar transações, tampouco realizam esse tipo de contato por ligação”, explicou Maíra.
A presidente também ressaltou a importância do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que permite reaver valores em casos de fraude, desde que o usuário saiba como agir rapidamente.
De acordo com dados da Febraban, 39% dos brasileiros afirmam já terem sofrido algum golpe ou tentativa de fraude bancária, o índice mais alto desde 2021.
“Queremos atingir a população civil em geral, pois todos podem ser vítimas em algum contexto”, afirmou.
A ação é gratuita e aberta à comunidade, reforçando o compromisso da OAB Toledo em promover educação financeira e segurança digital.
Rádio Educadora/Toledo News