A nova-santa-rosense Abigail Justino de Souza, de apenas nove anos, voltou a ser destaque estadual ao conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, uma premiação no Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP.
Estudante da Escola Getúlio Vargas, ela foi reconhecida entre milhares de participantes por seu talento na escrita e pela sensibilidade em retratar a conexão entre o campo e a cidade, tornando-se exemplo de dedicação e amor pela educação no Paraná.
A secretária de Educação de Nova Santa Rosa, Vera Lúcia Lorenzatto, destacou a relevância da conquista e o orgulho do município com o desempenho da estudante.
“A Abigail é motivo de grande alegria para toda a nossa rede municipal de ensino. Seu talento e dedicação mostram a força da educação pública de Nova Santa Rosa e o quanto nossos alunos são capazes de alcançar resultados expressivos quando incentivados. Esse reconhecimento no Agrinho é também um reflexo do compromisso dos professores e da valorização do aprendizado em sala de aula”, afirmou.
Abigail também foi destaque em um post no Instagram do Sistema Faep; Para ver clique AQUI.
O gosto da jovem Abigail Justino de Souza, de nove anos, pela linguagem escrita continua rendendo frutos na sua trajetória estudantil.
A aluna da Escola Getúlio Vargas, no município de Nova Santa Rosa, na região Oeste do Paraná, foi uma das vencedoras da categoria Redação do Concurso Agrinho 2025, que este ano teve como tema “Festejando a conexão campo e cidade”.
Mais que isso, o talento da jovem com as palavras garantiu a premiação no programa do Sistema FAEP pelo terceiro ano consecutivo.
“Eu me sinto muito feliz, emocionada e grata!”, relata a estudante, que hoje cursa o 4º ano do Ensino Fundamental.
O gosto pela linguagem escrita faz parte da trajetória da jovem, que começou a ler aos cinco anos e adora histórias em quadrinhos e livros de aventura.
Nas vitórias seguintes, Abigail se manteve firme em seu propósito de fazer redações cada vez melhores, que acabaram por cativar e encantar os avaliadores do Concurso Agrinho.
Em 2023, ainda estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, Abigail conquistou o terceiro lugar na categoria Redação.
“Na primeira vez que ganhei, não estava esperando”, relembra.
No ano seguinte, a aluna conquistou o primeiro lugar na modalidade.
Pela terceira vez na festa de premiação do Agrinho como aluna premiada, Abigail conta que ainda sente um frio no estômago ao participar da cerimônia.
“Eu acho que o Agrinho traz consciência para a proteção do meio ambiente, da água e dos recursos naturais”, analisa a jovem, que apesar da pouca idade, já percebe a importância do programa na formação de novas gerações mais conscientes.
Fã do programa, Abigail conhece de cor a letra da música tema do Agrinho.
“Ela veio cantando no ônibus durante a viagem”, conta a mãe, Elizabete Justino, que acompanhou a filha no evento em Curitiba.
Abigail pretende continuar participando do concurso promovido pelo Sistema FAEP com redações cada vez mais cativantes.
Já o plano para o futuro distante, a estudante mira a carreira profissional de dentista pediátrica.
“Porque eu gosto de crianças e adoro ver gente sorrindo”, explica a menina, que já arranca sorrisos por onde passa.
“Parece que tem coisas que foram feitas uma para a outra, como feijão com arroz, queijo com goiabada e campo e cidade”.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria