Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal, no Paraná, apontou que os sinistros de trânsito registrados até outubro deste ano, tiveram um aumento de mais de 70% nas mortes em ocorrências que tiveram a participação de pelo menos um condutor alcoolizado.
Em contraste com o mesmo período de 2024, quando 37 pessoas morreram nas rodovias federais do estado em acidentes nessa condição, 63 óbitos foram registrados neste ano.
O número considera vítimas que morreram no local, sem incluir a perda de vidas em transporte médico ou após hospitalização.
Os números, entretanto, não sinalizam um aumento na quantidade de pessoas alcoolizadas dirigindo, mas sim uma maior gravidade das colisões.
Ao contrário das mortes, o quantitativo de acidentes e de feridos diminuiu, passando, respectivamente, de 587 para 559 e de 532 para 482.
A maior parte desses sinistros registrados no Paraná ocorreu aos sábados e domingos, concentrando mais de 70% das mortes.
Em 2025, mais de 210 mil testes do bafômetro foram realizados no Paraná.
Como resultado, mais de 3.700 condutores foram autuados pela constatação do consumo de álcool ou pela recusa em realizar o teste.
Rádio Educadora/PRF