A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, intensificou os trabalhos de limpeza de terrenos pertencentes ao município.
As ações incluem roçadas para controle da vegetação em diversas áreas e, em outros locais, a utilização de escavadeiras hidráulicas para remoção da vegetação, com o material sendo transportado por caminhões.
A administração municipal reforça que a responsabilidade pela conservação de lotes particulares, tanto na sede quanto nos distritos, é dos proprietários.
A ausência de limpeza pode resultar em multa, conforme estabelece a Lei nº 5.172, de 14 de abril de 2020, que permite a aplicação de penalidade aos donos de terrenos em mau estado de conservação, sem necessidade de notificação prévia.
Além de melhorar o aspecto visual da cidade, a conservação dos lotes reduz o risco de proliferação de ratos, animais peçonhentos e outros vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo o secretário da pasta, Alex Luis Kuhn, os trabalhos de limpeza dos terrenos públicos devem ocorrer de forma contínua.
O que se pretende é intensificar as roçadas, principalmente agora no verão, período em que a vegetação se desenvolve mais rapidamente, destacou Alex.
Denúncias podem ser apresentadas pelo telefone 3284-8847 (WhatsApp).
Rádio Educadora/Assessoria