Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Estoques de sangue estão em baixa no Paraná e secretário pede apoio da população

O início do ano costuma ser um período desafiador para os hemocentros, com a redução no número de doadores.
Desse modo, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, por meio do Hemepar, faz um apelo à população para a doação de sangue dos tipos O positivo e O negativo.
As doações são para as 23 unidades da Hemorrede Paranaense, fornecendo hemocomponentes a 384 hospitais.
Os estoques desses tipos sanguíneos estão baixos nas unidades do Estado, o que reforça a importância da participação dos paranaenses.
A doação é essencial para garantir o atendimento a pacientes em situações de urgência, cirurgias, tratamentos oncológicos e demais procedimentos que dependem de transfusão.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça que, nesta época do ano, o número de doadores costuma cair em razão das férias e viagens.
Ele ressalta que doar sangue é um gesto simples, seguro e solidário, capaz de salvar até quatro vidas e orienta que os doadores procurem a unidade do Hemepar mais próxima.
No ano passado, a Hemorrede registrou 214.377 doações, numa média de mais de 17.864 doações por mês, 703 por dia.
Desde o início deste ano, já foram disponibilizadas 3.171 bolsas de sangue.
Em Marechal Rondon, os doadores podem procurar a Unidade de Coleta de Sangue Haroldo Alberto Güttges, localizada na R. 7 de Setembro, 803, antigo Centro de Saúde 24 Horas.
O atendimento acontece às segundas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30, sendo o agendamento obrigatório por telefone ou WhatsApp (45) 3254-8111.

Rádio Educadora/AEN
 

Por | Postado em: 05/01/2026 - 16:55
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento