A Prefeitura de Mercedes iniciou a implementação de novos programas de incentivo ao setor rural, voltados aos produtores de leite e à piscicultura.
As medidas representam um avanço no apoio ao campo e chegam em um momento sensível, especialmente para a pecuária leiteira, que enfrenta altos custos de produção.
Para os produtores de leite, o município passou a oferecer auxílio financeiro para a colheita de silagem. O produtor poderá contratar o serviço de colheita de silagem com máquina autopropelida (máquina grande) de forma terceirizada e receber do Município o equivalente a até uma hora-máquina por ano, mediante a apresentação da nota fiscal do serviço prestado por terceiro.
A ação tem acompanhamento da Secretaria de Agricultura e busca reduzir custos e garantir alimento de qualidade para o rebanho.
Já para na piscicultura, o município adotou um novo modelo de incentivo diante da grande demanda por escavação e reforma de açudes.
Agora, os produtores podem terceirizar o serviço e receber 50% do valor como apoio do Município, seja por meio do uso de máquinas próprias ou de repasse financeiro equivalente.
O incentivo prevê até 20 horas-máquina por ano para novos açudes e até 10 horas para melhorias, sempre com acompanhamento técnico.
“Estamos facilitando o acesso aos serviços, dando mais agilidade e apoio real a quem produz.
É um modelo que ajuda o produtor agora e pode ser ampliado para outras atividades do campo”, destaca o secretário de Agricultura, Jurandir Kunkel.
(ArnaldoS-RadioEducadora/ com inf/ Assessoria)