Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Golpe do “CNPJ cancelado” atinge MEIs da região com mensagens falsas no WhatsApp

Golpistas estão voltando a agir e moradores da região, especialmente microempreendedores individuais, estão sendo alvo de mensagens falsas que alertam sobre um suposto cancelamento ou suspenção do CNPJ por falta de pagamento.

As mensagens chegam principalmente por WhatsApp e trazem um tom de urgência, informando que o CNPJ teria sido suspenso ou inativado por atraso no pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Para “regularizar a situação”, os golpistas impõem prazos curtos e disponibilizam links para pagamento imediato.

O conteúdo é falso e faz parte de um golpe, cujo objetivo é induzir o microempreendedor a fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos indevidos.

Em alguns casos, o número remetente apresenta código internacional e nomes de perfis que não têm qualquer ligação com órgãos oficiais, o que reforça a tentativa de fraude.

As mensagens ainda tentam aparentar legitimidade ao se apresentarem como atendimento oficial ao MEI, utilizando termos técnicos e alertas de cancelamento definitivo do cadastro, caso o pagamento não seja feito dentro do prazo estipulado.

A orientação é clara: órgãos governamentais não enviam cobranças nem notificações oficiais por WhatsApp ou SMS.

Quem receber esse tipo de mensagem deve apagá-la imediatamente, não clicar em links e não efetuar pagamentos fora dos canais oficiais.

A forma segura de verificar a situação do MEI e emitir o DAS é exclusivamente pelo Aplicativo MEI ou pelo site da Receita Federal.

Em caso de dúvida, o empreendedor deve buscar informações diretamente nos canais oficiais.

 

Rádio Educadora com inf. CGN

Por | Postado em: 09/01/2026 - 14:48
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento