Ouça ao Vivo
(45) 3284-1333
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Com confirmação do 1° caso de gripe em ave doméstica no Brasil Japão suspende as importações

Depois da confirmação do primeiro caso de gripe aviária em ave doméstica no Brasil, no Espírito Santo, o Japão decidiu suspender temporariamente as importações de aves do referido estado, causando um embaraço comercial entre os dois países.

O motivo da suspensão da importação de aves vivas e carne de aves do país ou região onde ocorreu o surto é evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para fins de sanidade alimentar”, indica a publicação do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas japonês.

Antes desse caso em ave doméstica, os casos estavam restritos a aves silvestres no Brasil.

Foi detectado um novo caso de influenza aviária em uma criação de subsistência na cidade de Serra, o mais populoso do Espírito Santo, onde patos, gansos, marrecos e galinhas eram criados.

O governo federal esclareceu que a confirmação não terá impacto no status sanitário do país, uma vez que se trata de aves de subsistência destinadas ao consumo do próprio produtor, e não aves comerciais.

Atualmente, o Brasil conta com 50 focos detectados em aves silvestres, nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

Arnaldo Santos/ AEN

Por | Postado em: 29/06/2023 - 10:24
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento