As consultas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta-feira (06) e seguem no sábado e segunda-feira.
Participarão como votantes pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários.
Os votos serão impressos e a votação simultânea em todas as 177 escolas estaduais elegíveis para o programa.
O horário é das 8h às 20h30 sexta e segunda-feira e das 8h às 17h no sábado.
A Secretaria de Estado da Educação ampliou as datas e horários com o objetivo de garantir a presença de toda a comunidade escolar na decisão, que envolve o futuro da gestão administrativa e educacional das 177 escolas estaduais.
“O processo é baseado na transparência, inclusão e corresponsabilidade na definição de estratégias que impactam diretamente a qualidade do ensino e o ambiente escolar”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.
De acordo com ele, o programa representará um salto na qualidade da Educação da rede estadual de ensino.
"Com o Parceiro da Escola nossa intenção é proporcionar às instituições de ensino estaduais melhores condições de infraestrutura e gestão, permitindo que os educadores e diretores possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento pedagógico, refletindo o compromisso do Governo do Estado com a educação pública de qualidade", assegura.
Para garantir a transparência nos processos de votação, as consultas públicas seguirão um modelo democrático. Participam, como membros das mesas consultivas, equipes técnicas dos Núcleos Regionais de Educação, professores e funcionários das escolas consultadas.
O processo contará com a participação de três comissões consultivas: a Comissão Central é responsável por organizar as votações, a Comissão Regional do NRE ajudará a divulgar o processo, além de receber e manter sob sigilo as atas de votação, e a Comissão Consultiva Local, que fará o acompanhamento in loco.
Os votos serão depositados em urnas, que serão lacradas e ficarão sob responsabilidade do diretor das instituições.
A abertura das urnas será realizada no dia 9 de dezembro, de acordo com a Resolução 7.789/2024.
(Rádio Educadora/Com Inf. AEN)