Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para intercâmbio na Holanda

Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade de Wageningen, na Holanda.

São três vagas, para estudantes de graduação, de doutorado e de pós-doutorado, destinadas a pesquisas no Departamento de Agrotecnologia e Ciência Alimentar.

A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária e a Universidade de Wageningen.

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência é uma inciativa do Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica, e aos pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) do Paraná, a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um período de até seis meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.

O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação.”

Para esta edição, todo o processo de seleção é feito pela universidade holandesa e a permanência será pelo período de cinco meses.

“As parcerias estabelecidas no Programa Ganhando o Mundo da Ciência contribuem muito para o avanço da pesquisa paranaense e estamos trabalhando também para o fortalecimento dos projetos realizados pelos novos arranjos de pesquisa e inovação”, destaca a assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.

 

NO JAPÃO

 

O primeiro grupo de estudantes e professores participantes do Programa Ganhando o Mundo da Ciência está em Kyoto, no Japão, desde março.

É o caso do estudante de mestrado no Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Eduardo Antônio Remor.

Ele desenvolverá seu projeto de pesquisa na Universidade Provincial de Kyoto até outubro.

“É a primeira vez que tenho a oportunidade de fazer um intercâmbio acadêmico. É uma excelente oportunidade de desenvolver habilidades e viver experiências que serão imprescindíveis para minha formação acadêmica e meu desenvolvimento interpessoal”, conta o estudante.

Pesquisando sobre “Utilização de DNA ambiental metabarcoding para identificação de peixes” no Laboratório de Agroecologia da Universidade Provincial de Kyoto, Eduardo ressalta a importância da oportunidade ofertada pelo Programa Ganhando o Mundo da Ciência de intercâmbio internacional com as despesas pagas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária.

“Valorizo muito essa oportunidade dada pelo Governo do Paraná e pretendo aproveitá-la muito bem e com bastante responsabilidade. Para os estudantes que estão deixando programas como estes passarem, eu digo que aproveitem essa oportunidade. É uma experiência muito enriquecedora e que vai mudar a vida como está mudando a minha”, enfatiza Eduardo Remor.

 

INSCRIÇÕES

 

No caso da parceria com a Universidade de Wageningen o período do intercâmbio do estudante de graduação será entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, de doutorado e pós-doutorado entre novembro de 2025 e abril de 2026.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de junho.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Acesse aqui para ter acesso aos critérios e documentação exigida pela Universidade de Wageningen.

 

Rádio Educadora com inf. AEN

Por | Postado em: 30/05/2025 - 17:40
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento