A administração municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, firmou convenio com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste para desenvolver aperfeiçoamento aos docentes para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Os encontros acontecem nas dependências da Unioeste com a coordenação e execução do professor Douglas Borella, envolvendo gestores educacionais para a elaboração do Plano Educacional Individualizado, com o estudo de caso e a análise de documentos.
No mês de abril duas fonoaudiólogas foram contratadas para atender a demanda escolar.
Desde o momento da transição observou a necessidade de alteração da forma da contratação e dos serviços prestados anteriormente, hoje as profissionais atendem apenas a área educacional e pedagógica, sendo uma para a Escola Municipal Presidente Médici e a outra para os CMEI Padre Emílio e CMEI Entre Rios.
E ainda nesse primeiro semestre teve o início do projeto da Secretaria Itinerante, que visa basicamente no cumprimento do expediente do secretário e equipe nas instituições, promovendo uma comunicação mais assertiva e uma proximidade entre o secretário e os profissionais da educação.
“Essas ações tem o propósito de fortalecer a educação entrerriense, o convenio firmado nos trará clareza no andamento com nossos alunos de TEA e seus familiares.
A contratação de duas fonoaudiólogas resultará em avanços significativos educacionais e sociais.
E a presença da secretaria nas instituições estreita relações e principalmente, vem de encontro com pedido dos profissionais, quando se refere a valorização e comunicação.” Afirma o secretário Marcelo Costa.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)