A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Endemias, informa que, conforme a Nota Técnica nº 12/2023, da Secretaria de Estado da Saúde, será implantado em Quatro Pontes um novo modelo de monitoramento entomológico para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O município passará a utilizar ovitrampas, armadilhas que captam ovos do mosquito, permitindo a detecção precoce da presença do vetor.
As ovitrampas serão instaladas em 22 residências, com autorização dos moradores, e os dados serão coletados a cada cinco dias.
Os resultados indicarão as áreas com maior risco de infestação, auxiliando na definição de estratégias mais eficazes de combate ao mosquito.
A participação da comunidade é fundamental e a pasta da Saúde pede que todos recebam com atenção os agentes de endemias, colaborem com o trabalho e contribuam para o sucesso do monitoramento.
A iniciativa é essencial para proteger a saúde de toda a população, e por isso, mesmo com a implantação das ovitrampas, as visitas de rotina e o tratamento nos domicílios continuarão ocorrendo diariamente.
Combater o mosquito é um dever de todos e, juntos, os quatropontenses podem prevenir a proliferação do Aedes aegypti e proteger a cidade.
Stanley/Assessoria