O Paraná apura o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, notificado ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (3).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, o paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba.
Ele deu entrada em um hospital da Capital na quarta-feira (1º), após sofrer um atropelamento e disse ter consumido de bebida alcoólica destilada.
A Sesa informou que o quadro clínico do paciente piorou durante a internação, e os sintomas dele são compatíveis com intoxicação por metanol.
O paciente encontra-se inconsciente e em estado grave.
A Secretaria disse que está acompanhando a evolução clínica do paciente e aguarda o resultado dos exames laboratoriais para confirmar ou descartar a suspeita.
A orientação é que, em casos de suspeitas de intoxicação, os serviços de saúde públicos ou privados notifiquem imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná.
Segundo o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, não se trata de vender o pânico, mas é importante passar por esse momento com o mínimo de pessoas atingidas.
De acordo com a Sesa, em casos de ingestão de bebidas alcoólicas e sintomas de intoxicação por metanol, a orientação é buscar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento ou um hospital, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.
Clauston Santos