O Paraná foi atingido por fortes temporais no último fim de semana e dezenas de cidades registraram estragos em casas, prédios públicos e estradas.
Para ajudar os municípios, o governo do Estado liberou R$ 50 milhões do Fundo Estadual para Calamidades Públicas.
A verba será usada para ações emergenciais, como compra de óleo diesel para máquinas, limpeza de ruas, abastecimento de caminhões-pipa e reparos em estradas rurais.
As medidas vão focar nos 38 municípios mais atingidos, sendo que 13 já pediram a declaração de situação de emergência, que agiliza o acesso a recursos e permite contratações rápidas de obras e serviços essenciais.
Além do Fecap, famílias que tiveram casas danificadas poderão acessar uma linha de crédito a juro zero, de até R$ 10 mil, pela Fomento Paraná. Empresas afetadas terão apoio do BRDE para reconstrução de barracões, reposição de maquinário e retomada das atividades.
O Departamento de Estradas de Rodagem vai disponibilizar cerca de 20 máquinas e operadores para recuperar vias e pontes.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística também liberou recursos para reconstrução de pontes, bueiros e pontilhões danificados.
Mais de 32 mil pessoas foram afetadas pelos temporais.
As chuvas atingiram praticamente todas as regiões do Paraná, com maior intensidade no Norte, Noroeste e Oeste.
(Rádio Educadora/Com Inf. AEN)