Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Polícia Federal investiga compra de apoio para candidatos na eleição passada em cidade da região

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no município de Itaipulândia, como parte de uma investigação sobre possível ocorrência do crime de corrupção eleitoral, previsto no Artigo 299 do Código Eleitoral, além de outros ilícitos relacionados.

As diligências tiveram como foco a coleta de provas em endereços ligados a uma apoiadora de campanha, bem como em locais de trabalho de funcionários da Associação dos Recicladores do Município de Itaipulândia.

A medida cautelar foi fundamentada em apurações que indicam, durante as eleições de 2024, a oferta de vantagem econômica a recicladores em troca de apoio político.

Segundo relatos reunidos pela investigação, a oferta consistia no pagamento de setenta reais por semana para aqueles que adesivassem seus carros ou motos com propaganda dos candidatos a prefeito e vice.

O inquérito também revelou um contexto de pressão e coação sobre testemunhas e investigados, incluindo casos de ameaça, oferta de pagamentos para adesivagem de veículos e até mesmo a demissão de funcionários da Associação após o pleito, supostamente por não terem apoiado o candidato a prefeito.

A investigação apontou ainda para um episódio mais grave, em que um casal teria sido procurado por um homem supostamente ligado ao candidato a prefeito ou à apoiadora investigada.

O acusado teria oferecido empregos na prefeitura em troca de o casal negar os fatos e mentir em audiência anterior na Justiça Eleitoral.

Os funcionários admitiram que negaram os fatos na primeira audiência devido ao medo e à promessa de emprego, que não foi cumprida.

Os mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Juízo Eleitoral, visam, entre outros elementos, obter acesso a aparelhos telefônicos e outros equipamentos eletrônicos, com o objetivo de verificar mensagens trocadas após os fatos investigados, especialmente diante de indícios de que pessoas passaram a sofrer pressões para alterar suas versões iniciais sobre o crime, em razão do vínculo financeiro da Associação com a Prefeitura de Itaipulândia.

Durante o cumprimento de um dos mandados, uma arma de fogo foi encontrada sem o devido registro, resultando na prisão em flagrante de um homem por posse ilegal de arma de fogo.

Os resultados das diligências foram comunicados ao Juízo Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral, dando prosseguimento à apuração dos fatos.

 

(Rádio Educadora/Com Inf. CGN)

Por | Postado em: 04/11/2025 - 14:55
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento