A violência doméstica segue como um grave desafio na região oeste do Paraná, registrando aumento significativo tanto nos casos quanto nos pedidos de medidas protetivas de urgência.
Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública do Paraná mostram que o crescimento de uma maior conscientização e coragem das vítimas para buscar ajuda.
Em 2024, foram contabilizados 312 casos de violência doméstica apenas na região oeste, número superior ao registrado em anos anteriores.
O período de janeiro a junho de 2025 registrou 179 casos de feminicídio consumado e tentado no estado, com 80% desses crimes sendo cometidos por ex-companheiros.
Segundo a secretaria estadual, a população tem demonstrado mais confiança nos canais de denúncia, como o Ligue 180, resultando em mais registros, mais investigações e encaminhamentos.
Para enfrentar o problema, o governo estadual tem reforçado iniciativas como a Operação Mulher Segura, entre outras, que atua nos 399 municípios paranaenses com foco na redução da violência contra a mulher e no combate ao feminicídio.
A operação inclui aumento do policiamento, palestras comunitárias, oficinas de defesa pessoal, treinamentos de primeiros socorros e rodas de conversa para ampliar o conhecimento sobre a temática.
Stanley/SSP-Pr