Na manhã de hoje (22), aproximadamente 150 policiais civis e militares estão nas ruas de sete cidades para cumprir 65 mandados judiciais contra uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. A operação, coordenada pela Polícia Civil do Paraná com apoio da Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil de Santa Catarina e Guarda Municipal, ocorre nas cidades de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Laranjeiras do Sul e Guarapuava, no Paraná, além de Itajaí, em Santa Catarina.
Ao todo, são 34 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas simultaneamente nas regiões Centro e Oeste do Paraná e em Santa Catarina.
Pelo menos 3 pessoas, entre elas duas mulheres, foram presas em Marechal Cândido Rondon em uma ação que contou com o apoio de um helicóptero da Polícia.
A ofensiva é resultado de um trabalho investigativo iniciado há cerca de um ano, que identificou a atuação de uma organização criminosa responsável pelo armazenamento, transporte, distribuição e comercialização de entorpecentes.
Segundo a investigação, o grupo movimentou mais de R$ 4,3 milhões nos últimos meses, provenientes da venda e distribuição de mais de uma tonelada de drogas.
As apurações também identificaram estruturas logísticas utilizadas para escoar os entorpecentes na região, envolvendo integrantes com funções estratégicas em diferentes etapas do esquema criminoso.
O objetivo da operação é desarticular a cadeia de atuação da organização, atingindo seus principais membros e enfraquecendo a estrutura do grupo.
A ação conjunta das forças de segurança visa combater o tráfico de drogas e os crimes conexos, promovendo maior segurança à população das cidades envolvidas.
(Rádio Educadora/Com Inf. CGN/PCPR)