As forças de segurança do Paraná lançaram, nesta terça-feira (22), em Marechal Cândido Rondon, a Operação Sinergia II, uma mobilização conjunta das polícias Militar, Civil, Penal e Científica.
A ação é voltada à intensificação do policiamento ostensivo, prevenção de crimes e repressão qualificada.
Trata-se de um dos principais braços operacionais da Missão Paraná, programa que transfere temporariamente a estrutura da Secretaria da Segurança Pública para o Interior do Estado.
A operação concentra esforços em Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Toledo e Francisco Beltrão.
Nessas cidades, todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo, foi mobilizado para reforçar a presença do Estado nas ruas.
A operação conta com efetivos das forças estaduais, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil do Paraná e Polícia Penal do Paraná, além de unidades especializadas de cada corporação.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a Operação Sinergia II mostra a presença real do Estado e a força das polícias do Paraná, que atuam onde é preciso, com inteligência, estratégia e integração.
Hudson disse ainda que o objetivo é sufocar o crime e proteger quem trabalha e vive em paz no estado.
A escolha dos locais que recebem as ações foi baseada em análise de dados dos sistemas de inteligência da Secretaria da Segurança Pública para o Interior do Estado, aliada ao diálogo com lideranças locais, um dos pilares da Missão Paraná.
A Missão Paraná é uma iniciativa inédita da Secretaria da Segurança Pública que leva a sede administrativa da pasta ao Interior até o dia 27 de julho.
A ação percorre diversos municípios para aproximar a gestão das realidades regionais, ouvir lideranças e construir soluções de segurança em conjunto com a população.
Rádio Educadora com inf. AEN