Cinco unidades prisionais do Paraná foram inspecionadas durante a Operação Intramuros, ação conjunta da Polícia Penal e da Polícia Militar do Paraná.
A atuação ocorreu nas unidades de Piraquara, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu e abrangeu mais de quatro mil pessoas privadas de liberdade.
A ação tem caráter preventivo e busca assegurar a disciplina interna, prevenir a entrada e circulação de ilícitos e reforçar o controle do Estado sobre o sistema prisional.
A operação atua de forma direta contra a articulação de facções criminosas, coibindo a entrada de objetos ilícitos e o planejamento de atividades criminosas voltadas para fora dos presídios.
Conforme Marcos Antonio de Paula, diretor de Segurança da polícia penal, a operação é essencialmente de manutenção, visando garantir a segurança da unidade, dos policiais, colaboradores e pessoas privadas de liberdade no interior das unidades penais.
Para a execução da operação, foram mobilizados cerca de 300 policiais das duas forças, que realizam revistas em alojamentos e demais áreas das unidades.
Rádio Educadora/SSP-PR