O módulo Trabalho e Rendimento do Censo 2022, divulgado ontem pelo IBGE, apontou que o nível de ocupação das pessoas de 14 anos ou mais no Paraná foi um dos mais altos do país, chegando a 60,3%.
A média brasileira ficou em 53,5%, sendo que o estado com o melhor índice foi de Santa Catarina (63,5%), enquanto, na outra ponta, o Piauí registrou 43% de ocupação.
O nível de ocupação diz respeito ao percentual de pessoas trabalhando, de 14 anos ou mais de idade, frente ao universo de pessoas desta faixa etária.
As pesquisas do IBGE que apresentam dados de trabalho costumam considerar as pessoas de 14 anos ou mais de idade, pois esta é a faixa de idade tradicionalmente utilizada em comparações internacionais e nas pesquisas conjunturais realizadas nacionalmente.
Os 10 municípios do Paraná que registraram os maiores níveis foram Porto Rico, Entre Rios do Oeste, Quatro Pontes, Toledo, Pato Bragado, Palotina, Medianeira, Sarandi, Nova Esperança do Sul e Marechal Cândido Rondon.
O destaque paranaense ficou com a cidade de Porto Rico, que também integrou o ranking nacional dos 50 municípios com nível de ocupação igual ou maior que 70%, ou seja, municípios nos quais de cada 10 pessoas de 14 anos ou mais de idade residentes, 7 estavam ocupadas.
Na outra ponta, os municípios de Flórida (31,8%) e Rancho Alegre D’Oeste (35,3%) apresentaram índices inferiores a 40% de ocupação no estado.
Rádio Educadora/IBGE