A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou em primeiro turno e por maioria de votos, os Projetos de Leis Complementares 2 e 3/2025, do Poder Executivo Municipal.
As matérias, que deverão passar por mais uma votação para ser aprovada em definitivo, alteram o Plano Diretor de modo a permitir a implantação de projeto habitacional com a criação de 672 lotes residenciais e outros cinco de utilidade pública, em região próxima ao bairro Jardim Primavera.
O empreendimento é de iniciativa da AVIV Construtora e Incorporadora, e abrange área de 218 mil m².
As residências terão cerca de 58 m², com valor estimado para lote mais construção de R$ 180 mil, elegíveis para financiamento por meio dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Fácil”.
Conforme destacou o prefeito Adriano Backes, as alterações previstas nos projetos de leis complementares foram avaliadas pela administração rondonense, pelo Conselho Municipal do Plano Diretor, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto e por audiência pública, tendo pareceres favoráveis.
Na votação de ontem, 11 vereadores foram a favor da matéria e defenderam a importância do projeto habitacional.
Inclusive, o vereador presidente Valdir Sachser, que somente votaria em caso de empate, defendeu o que ele chamou de “um dos grandes projetos que estão vindo para Marechal Rondon”.
O vereador Fernando Nègre absteve-se da primeira votação.
Embora tenha dito reconhecer a importância da iniciativa, ele justificou o posicionamento afirmando ter preocupação com as estruturas públicas, como de mobilidade urbana, que deverão ser criadas para compensar o adensamento populacional naquela região da cidade.
Fernando Négre apresentou requerimento verbal para que a Mesa Diretora convoque o Executivo Municipal para reunião ainda esta semana para tirar dúvidas dos vereadores sobre as ações previstas pela Prefeitura.
Em resposta, Valdir Sachser afirmou que a Câmara de Vereadores irá agendar o encontro entre os dois Poderes para os esclarecimentos finais.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)