Dois vereadores do município de Toledo, foram afastados de seus cargos por determinação do Poder Judiciário, após serem investigados pelo crime de corrupção passiva.
A decisão foi expedida neste mês de agosto pela 1ª Vara Criminal de Toledo, atendendo a requerimento apresentado pela 4ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Paraná , que também denunciou formalmente os dois agentes políticos.
Segundo o MP-PR, as investigações apontam que, em 31 de outubro de 2024, os vereadores teriam solicitado o pagamento de R$ 300 mil em propina a uma empresa do setor de energia renovável.
Em contrapartida, os parlamentares ofereceriam apoio à aprovação de um projeto de lei de interesse da empresa, que está em negociações com o município para construir uma Central de Geração Hidrelétrica no Rio São Francisco, na Estrada da Usina.
O projeto legislativo em questão garantiria a regularização de uma servidão administrativa, permitindo à empresa a passagem de tubulações necessárias para a implementação do empreendimento.
O afastamento dos vereadores terá duração inicial de 180 dias.
A denúncia criminal já foi recebida e tramita na 1ª Vara Criminal de Toledo.
(As-RadioEducadora/ com inf. Toledo News/CGN)